Abaixo vão algumas dicas e regras para auxiliar na elaboração e interpretação de seu personagem
1ª O Jogador sabe, o personagem NÃO!
Interpretar um papel é bem mais do que mudar o tom de voz e ficar repetindo frases de efeito. Quando se joga RPG, você precisa se tornar outra pessoa DURANTE O JOGO. Fazer o que ela faria, agir como ela agiria e, principalmente lembrar-se do que ela se lembraria.
Umas das coisas mais importantes ao interpretar um personagem é separar as coisas que VOCÊ sabe das coisas que ELE (o personagem) sabe. Lembre-se seu personagem é uma pessoa que não conhece completamente o Mundo das Trevas e os outros personagens. Talvez ele saiba algumas coisas, ouviu alguns rumores, presenciou cenas confusas. Você, por outro lado, conhece mais sobre o Mundo das Trevas (por que leu em algum lugar).
Quando cria seu personagem, você precisa imaginar quais são suas lembranças e não pode excedê-las. O personagem provavelmente sabe que existem bruxas, demônios e lobisomens, mas dificilmente saberá de inicio como derrotá-los.
Um mestre realmente habilidoso pode conduzir um jogo de modo que o jogadores NUNCA saibam mais de que seus personagens. Para isto, basta mudar o que está no livro. O mestre pode e deve fazer isto! Jogadores que confiarem demais nas informaçãos contidas nos livros podem se arrepender mais rápido do que imaginam.